Ligação de Microgeração ou Minigeração de Energia – Sistema de Compensação de Energia

​​Você pode gerar sua própria energia elétrica!


A partir de fontes renováveis ou cogeração qualificada, (como, por exemplo, painéis solares fotovoltaicos ou pequenas turbinas eólicas) a energia gerada é usada para abater o consumo de energia elétrica da unidade. Para isso, é necessário instalar uma central microgeradora ou minigeradora em uma unidade consumidora já ligada ou ao solicitar uma nova ligação. 

Segundo as novas regras, que começaram a valer em 1º de março de 2016, é permitido o uso de qualquer fonte renovável, além da cogeração qualificada, denominando-se microgeração distribuída a central geradora com potência instalada até 75 kW e minigeração distribuída aquela com potência acima de 75 kW e menor ou igual a 5 MW (para a fonte hídrica), conectadas na rede de distribuição por meio de instalações de unidades consumidoras.

Caso a energia injetada na rede seja superior à consumida, cria-se um “crédito de energia” que não pode ser revertido em dinheiro, mas pode ser utilizado para abater o consumo da unidade consumidora nos meses subsequentes ou em outras unidades de mesma titularidade, desde que todas as unidades estejam na mesma área de concessão, e com validade de 60 meses. 

Para a instalação de sistemas de micro e minigeração distribuída, é fundamental que você conheça e atenda as exigências descritas nos normativos de conexão de Microgeradores e Minigeradores ao Sistema de Distribuição, Clique aqui ​e conheça nossos normativos. 

Além de estar com as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas e Submeter o projeto das instalações elétricas à aprovação da Coelba.



​​


• Formulário específico de Informações Básica por tipo de fonte geradora, conforme Anexo I da Norma de Conexão de Minigeradores,caso necessário;
• Carta de solicitação de acesso;
• Projeto das instalações de conexão, incluindo memorial descritivo, localização, arranjo físico e diagramas;
• ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) de projeto do Sistema de Geração Distribuída:
 
NÍVEL DE ATIVIDADE
Atuação / execução / condução / elaboração;
 
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Projeto / execução de instalação;
 
ATIVIDADE TÉCNICA:
Sistema de geração de energia elétrica / sistema de microgeração fotovoltaica / sistema de microgeração solar fotovoltaica até 75 kw.
Clique aqui para visualizar o modelo.( anexar o modelo) se encontra anexo.
  
• TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) de projeto do Sistema de Geração Distribuída:
 
TRT:
NÍVEL DE ATIVIDADE
Direta / execução / condução / projeto;
 
ATIVIDADE PROFISSIONAL
Projeto / Projeto E Execução;
 
ATIVIDADE TÉCNICA
Sistema De Geração Distribuída / Solar Fotovoltaica
Clique aqui para visualizar o modelo. .( anexar o modelo) se encontra anexo.
 
 • Lista contendo as Unidades Participantes do Sistema de Compensação de Energia, conforme Anexo IV da Norma de Conexão de Microgeradores e Anexo III da Norma de Conexão de Minigeradores;
  • Dados necessários ao registro da central geradora conforme disponível no site da ANEEL que são:
 
a) Quantidade de Módulos;
b) Fabricante dos Módulos;
c) Potência dos Módulos (kWp);
d) Quantidade de Inversores;
e) Fabricante do Inversor;
f) Potência dos inversores (kWp);
g) Área dos arranjos (m²). 
 
• Caso o titular da instalação seja Pessoa Jurídica: Cartão CNPJ e Contrato social ou estatuto social da empresa; RG/CPF do responsável legal (titular ou representante legal devidamente autorizado); Procuração, caso seja necessário;
• Carta de Autorização do responsável legal para o projetista, devidamente assinada;
• O Formulário de Informações Básicas, O Formulário de solicitação de acesso, a Carta de solicitação de acesso, o Formulário de Registro, o Projeto das instalações de conexão (incluindo memorial descritivo e diagramas), e a ART deverão estar assinadas pelo responsável técnico e pelo responsável legal;
  
Observação: O preenchimento dos formulários citados acima, não dispensa o envio do arquivo XLS criado no preenchimento da planilha modelo Coelba. Clique aqui ​para baixar de Projeto-de-MMGD-Coelba.
 
ATENÇÃO: Para projetos que tenha as seguintes características; instalação de um auto-trafo, quadro coletivo, unidade grupo A ou alguma particularidade não descriminada, é necessário que o engenheiro ou técnico responsável elabore seu próprio memorial e diagrama.
 
ATENÇÃO: Para Usinas com potência acima de 500kW, a solicitação de acesso deve ser encaminhada junto com os estudos de conexão abaixo; para as demais usinas, será avaliado quais estudos serão necessários.
Para solicitação dos dados para elaboração dos estudo de conexão abaixo, é necessário formalizar o pedido com 30 dias de antecedência.
 
Estudo de regime Permanente (Fluxo de Potência e Curto Circuito);
Estudo de regime Dinâmico (Estabilidade);
Estudo de Proteção e Seletividade;
Estudo de Qualidade e Energia Elétrica - Distorção Harmônica (incluindo as Admitâncias dos lugares geométricos);
Arquivo formato Anarede em todos os patamares de carga analisados;
Arquivo formato Anatem em todos os patamares analisados;
Arquivo formato Anafas;
Arquivo formato Harmzs;
Dados dos Equipamentos e seus respectivos catálogos (relés, disjuntores, transformadores, Inversores, TC’s, TP’s, etc.).



Não há cobrança de taxa para este serviço.

OBS.: Os custos referentes à adequação do sistema de medição, necessário para implantar o sistema de compensação de energia elétrica, são de responsabilidade do interessado.​

Clique aqui e confira o Passo a Passo para solicitar. 

Em seguida, clique aqui​, acesse o nosso Portal e realize sua solicitação.  

Pensando na sua comodidade e para melhorar a sua experiência, nosso e-mail corporativo agora funciona como meio de comunicação da Coelba com os clientes de geração distribuída. Para realizar solicitações, dispomos de canais adequados para cada tipo de serviço:


1. Submissão de projetos de micro ou minigeração:

2. Pedido de vistoria de geração distribuída:

3. Alteração de Rateio:

4. 2ª via do demonstrativo de geração:

5. Aumento de potência disponibilizada:

6. Troca de titularidade Geração:

7. Análise de fatura / reclamação de geração ou atraso na solicitação de acesso:
0800 071 5509 (seg. a sexta-feira, 7 às 21h) ou em nossas lojas de atendimento
8. Outras informações:
0800 071 5509 (seg. a sexta-feira, 7 às 21h)