Mais oito municípios baianos recebem equipamentos de automação na rede elétrica

01/09/2020
Cidade de Itabuna teve ampliação da tecnologia que recompõe automaticamente o sistema elétrico em caso de interrupção de energia. Benefício chega para mais 44 mil novas famílias baianas.

Os municípios de Serra do Ramalho, Irecê, Cipó, Cícero Dantas, Várzea da Roça, Senhor do Bonfim, Iaçu e Ilhéus passam a contar com os equipamentos de Self Healing - auto recomposição em tradução livre, que possibilita um reforço na confiabilidade do sistema elétrico da Coelba.

São mais de 20 equipamentos instalados na rede elétrica dos cinco municípios no mês de julho e ligados diretamente com o Centro de Operações Integradas (COI) da distribuidora.  A tecnologia recompõe o fornecimento de energia elétrica automaticamente, no menor tempo possível, em caso de interrupção e vai beneficiar mais de 20 mil famílias dessas localidades.

Quando uma árvore cai em cima da rede elétrica, por exemplo, e interrompe o fornecimento de energia, o sistema já identifica o ponto onde houve a interrupção, isola somente a área afetada e recompõe o fornecimento de energia automaticamente a todos os demais clientes impactados. Um restabelecimento que antes levaria cerca de uma hora e meia – entre identificação e religamento por uma equipe técnica - agora, pode levar apenas 60 segundos para ser concluído.

Na cidade de Itabuna, que já possui a tecnologia Self Healing, foram instalados 44 novos equipamentos, também no mês de julho, beneficiando mais 24 mil famílias do município, totalizando 44 mil famílias beneficiadas no mês de julho.
A implantação do sistema Self Healing foi iniciada na Bahia em junho de 2018, já são mais de 600 equipamentos instalados na rede da Coelba com esta tecnologia, em cidades como Salvador, Vitória da Conquista, Feira de Santana, Juazeiro, Remanso e Morro de São Paulo, entre outras localidades.

A ampliação da instalação do Self Healing na rede de distribuição, reforça o compromisso da empresa com a qualidade do fornecimento de energia elétrica. No primeiro semestre de 2020, a Coelba seguiu fornecendo energia dentro dos parâmetros de qualidade determinados pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), alcançando 13,72h no DEC – indicador que avalia, em horas, a qualidade do fornecimento e está dentro da meta estabelecida pelo órgão regulador, que é de 14,11 horas.

O projeto faz parte das iniciativas da Coelba para adequação ao conceito de Smart Grids (redes inteligentes), nova tendência mundial na distribuição de energia elétrica.