Mesmo com a pandemia Coelba investe R$ 725 milhões no primeiro semestre de 2020

21/07/2020
Apesar das incertezas causadas pela pandemia da Covid-19, a Coelba manteve o alto nível de investimentos na Bahia e atingiu o valor de R$ 725 milhões nos seis primeiros meses de 2020. Os números foram divulgados no balanço financeiro da  companhia na última terça (21).

Os resultados econômico-financeiros e operacionais referentes ao primeiro semestre de 2020 (6M20) mostram o EBITDA (sigla em inglês para Lucro Antes de Juros, Impostos, Depreciação e Amortização) de R$ 1 bilhão no período.  O Lucro Líquido no semestre foi de R$ 448 milhões, 15% inferior ao mesmo período ano passado, impactado pelo efeito do Covid-19 na atividade econômica.

A Companhia encerrou o 2T20 com 108 mil novos clientes em  relação ao mesmo período do ano passado, somando um total de 6,15 milhões de consumidores no estado, o que corresponde ao incremento de 1,8% em relação a 2T19.

O consumo residencial apresentou crescimento de 2,0% no 2T20 e de 1,1% nos seis primeiros meses do ano, em relação aos mesmos períodos de 2019, impulsionado tanto pelo aumento na base de clientes como pela realidade de isolamento social imposta pela Covid-19.

A classe comercial apresentou queda de 26,5% no 2T20 em relação ao 2T19, também influenciada pelo isolamento social imposto pelo Covid-19. No semestre a redução foi de 15,8% quando comparado com o primeiro semestre de 2019.

A Coelba se mantém comprometida com a qualidade dos seus serviços, o que se apresenta nos indicadores DEC - Duração Equivalente de Interrupção por Consumidor – e FEC - Frequência Equivalente de Interrupção por Consumidor, que se mantiveram abaixo do regulatório estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O DEC foi de 13,72h (abaixo do regulatório de 14,11h) e o FEC 5,98 x (abaixo do regulatório de 7,87x).

A melhoria na qualidade do fornecimento é reflexo das diversas ações implementadas pela empresa, tanto na gestão, com revisão de processos, como nos investimentos no sistema de automação de subestações e equipamentos da rede de distribuição.
As informações completas sobre os resultados do 2T20 da Coelba estão disponíveis em: http://ri.neoenergia.com/resultados-e-indicadores/documentos-cvm/

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba), empresa do Grupo Neoenergia, é a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia fornecida, sendo a maior do Norte-Nordeste. Presente em 415 dos 417 municípios baianos, a Coelba tem uma área de concessão de 563 mil quilômetros quadrados, com mais de 6 milhões de clientes (mais de 15 milhões de habitantes).​