Página Inicial » Residencial » Conheça sua conta - Baixa Tensão

A conta de energia da Coelba é emitida mensalmente e entregue cinco dias úteis antes da sua data de vencimento. Nela estão informações importantes sobre os serviços prestados pela Coelba e os valores cobrados.

No campo "Descrição da Nota Fiscal e Informações Importantes" estão detalhados todos os itens cobrados na conta de energia. Além do "consumo ativo" do fornecimento de energia, são cobrados valores referentes a serviço prestado pela Coelba, desconto ou doação devidamente autorizada pelo cliente, eventuais multas e juros por atraso no pagamento da conta e a taxa de iluminação pública, caso houver.

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços - ICMS devido vem embutido no preço do kWh cobrado. A base de cálculo, o valor da alíquota e o total do imposto devido vêm no rodapé, no campo "Informações de Tributos".

Como é calculado o valor do consumo ativo:

O valor do "consumo ativo" é calculado multiplicando o total do "consumo do período" pelo preço do kWh, o qual inclui, quando é devido, o ICMS - Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços.

Consumo Ativo = Consumo do período em kW x Preço do kW

Como é determinado o consumo ativo do período:

O consumo ativo do período, que vem expresso no campo "Demonstrativo do Consumo", corresponde à diferença entre os valores das leituras atual e anterior multiplicado pelo valor da constante do medidor, que normalmente é 1.

Consumo Ativo = (leitura atual - leitura anterior) x constante do medidor