Perguntas Frequentes


Listamos as principais perguntas e respostas sobre vários assuntos de seu interesse.

Confira abaixo.​​​​​​

Solicite o serviço de Troca de Titularidade através do nosso site. Acesse: Todos os serviços > Minha Conta > Troca de Titularidade e solicite o seu serviço. 


Documentação necessária: 

a) Pessoa Física: 

CPF (válido – caso não esteja nulo e/ou cancelado); 

Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido); e

Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI no caso de indígenas.

 b) Pessoa Jurídica:

Estatuto ou contrato social da empresa;

Contrato de Sucessão Comercial se for o caso;

CNPJ da empresa (válido);

Inscrição Municipal/Estadual (se houver);

Ata ou outro documento de designação do representante legal; 

Documentação do Representante Legal

CPF (válido – caso não esteja nulo e/ou cancelado); 

Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido); e

Registro Administrativo de Nascimento Indígena RANI no caso de indígenas.

Clique aqui​ para fazer sua solicitação. ​​

Fique atento! O serviço poderá ser negado caso o novo titular possua débitos com a distribuidora, mesmo em outros endereços. Em caso de débitos no imóvel em nome do antigo titular, será necessária a apresentação da documentação que comprove posse ou propriedade do imóvel em uma de nossas Lojas de Atendimento ou Rede Credenciada.  

RELIGAÇÃO NORMAL:
24 horas para unidade consumidora localizada em área urbana; 48 horas para unidade consumidora localizada em área rural. 

LIGAÇÃO NOVA:
Grupo B (Baixa Tensão)
Área Urbana:
Até 3 (três) dias úteis para vistoria da unidade consumidora e até 2 (dois) dias úteis para ligação após a vistoria.

Área Rural:
Até 5 (cinco) dias úteis para vistoria da unidade consumidora e até 5 (cinco) dias úteis para ligação após a vistoria 

Grupo A (Alta Tensão)
Área Urbana: 
Até 3 (três) dias úteis para vistoria da unidade consumidora e até 7 (sete) dias úteis para ligação após a vistoria.

Zona Rural: 
Até 5 (cinco) dias úteis para vistoria da unidade consumidora e até 7 (sete) dias úteis para ligação após a vistoria.

Se o vencimento do prazo cair em final de semana ou feriado, fica prorrogado para o primeiro dia útil seguinte.

Lembre que o seu padrão de entrada deve estar pronto, em local de livre acesso, pois caso não seja possível realizar a vistoria o seu pedido será cancelado.

O ramal de ligação deve ter o vão livre entre o poste da rede secundária e o ponto de fixação na propriedade do consumidor de, no máximo, 40 m.

Clique aqui para fazer sua solicitação.
É uma declaração que comprova o pagamento de todos os débitos referentes ao ano anterior, emitida pela distribuidora, sem custo para o cliente, referente aos meses de janeiro a dezembro. 

A declaração é impressa na própria fatura até o mês de maio, comprovando que todos os débitos do ano anterior foram pagos.

Os clientes que possuem débitos parcelados ou questionados judicialmente, terá o direito à declaração de quitação dos meses que houve pagamento das respectivas faturas. 

A distribuidora pode suspender o fornecimento de energia por motivos técnicos ou de segurança. Sendo eles: 

1. Impedimento de leitura por falta de acesso ao medidor, onde a distribuidora deve notificar o cliente, até o terceiro mês consecutivo sem conseguir realizar a leitura;

2. Caso o cliente não faça, dentro do prazo informado pela distribuidora, as correções necessárias identificadas em seu padrão;

3. Caso o cliente não faça, dentro do prazo informado pela distribuidora, as adequações necessárias em suas instalações, referentes a carga demanda por sua unidade. Causando distúrbios ou danos ao sistema elétrico de distribuição, ou ainda às instalações e equipamentos elétricos de outros consumidores;

4. Por falta de pagamento da fatura ou débitos pendentes.

Antes de realizar a suspensão do fornecimento de energia, a distribuidora deve emitir uma notificação por escrito, com entrega comprovada ou, alternativamente impressa em destaque na fatura, com antecedência mínima de:

a) 3 (três) dias, por razões de ordem técnica ou de segurança; ou

b) 15 (quinze) dias, nos casos de inadimplemento.

A conta de luz por e-mail é um serviço gratuito, prático e muito seguro, pois mantém toda a confidencialidade de suas informações ao entregar a conta somente no e-mail que você escolher. O arquivo enviado possui as mesmas informações e detalhes da conta impressa, tendo como apresentação do documento a data de envio do e-mail para você.

Não se esqueça de manter o seu cadastro sempre atualizado com o endereço de e-mail utilizado por você e que disponha de espaço suficiente para receber o arquivo PDF que será enviado.

Importante reforçar que não enviaremos, de forma alguma, nenhuma mensagem de e-mail solicitando seus dados pessoais ou confidenciais, bem como ordens de pagamento ou solicitações de depósito bancário. 

Para aderir a este serviço é fácil! 

Acesse: Todos os Serviços > pagamento e faturas > alteração fatura por e-mail ou
 clique aqui​ e informe o endereço de e-mail que você quer receber as suas próximas contas de luz.​
As ocorrências de falta de energia devem ser informadas a Coelba o mais breve possível. O seu apoio é fundamental para nos ajudar a identificar e resolver as situações de falta de energia no menor tempo possível. Além do seu apoio, seguem 4 dicas que vão lhe ajudar e sanar possíveis problemas internos quanto a falta de energia:

1) Verifique os disjuntores. Se estiverem desligados, ligue novamente e repita o processo de desligar e ligar.

2) A energia não voltou. Chame um eletricista particular de sua confiança para verificar as instalações elétricas do imóvel.

3)Se após desligar e ligar os disjuntores, percebeu algum ruído próximo a ele chame um eletricista particular de sua confiança para verificar o problema.

4) Caso o eletricista particular não encontre nenhum dano nas instalações internas, entre em contato com a gente por meio do nosso aplicativo ou mande o numero da sua conta contrato para o SMS 26560

Se uma conta for paga em duplicidade, fique tranquilo, a Coelba fará o estorno do valor pago na primeira conta posterior a esse pagamento.

Caso seja de sua preferência receber o valor adicional pago em conta corrente, você deverá comparecer a uma de nossas Lojas de Atendimento ou Rede Credenciada portando de RG, CPF e o comprovante de pagamento. Esse crédito só poderá ser efetuado em nome do atual titular da conta de luz.

Lembramos ainda que você pode solicitar a utilização desse crédito para quitar novas contas de luz, desde que o valor do crédito seja igual ou superior ao valor da conta a ser paga.​