Como Solicitar Nossos Serviços



Aqui você poderá efetuar vários serviços e solicitações de forma rápida, prática e com toda comodidade sem sair de casa!​

O serviço de alteração de carga é solicitado quando são instalados novos aparelhos elétricos ou quando é reduzida a quantidade de aparelhos em sua residência. 

Contrate um profissional habilitado (engenheiro, técnico ou eletricista) deverá analisar qual a necessidade do seu imóvel e indicar, se necessário, qual o padrão de entrada (caixa, disjuntor, poste, entre outros materiais) deverá ser escolhido para adequar sua instalação para receber a alteração de carga. Se você já está com o padrão de entrada pronto e já possui a relação de todos os aparelhos instalados, clique aqui e solicite o serviço.

Caso ainda tenha dúvidas quanto à montagem correta do padrão de entrada clique aqui para visualizar todos os tipos de padrão e a correta montagem para cada um deles.

Condições básicas para solicitar o serviço:

O consumidor não deve possuir dívidas com a distribuidora mesmo que em outras contas contratos conforme Art. 128 da Resolução 414 2010.

O padrão do cliente deve está pronto e adequado para a mudança (link para normas e padrões 

Informações necessárias ao solicitar o serviço:

Pessoa física 

*Nome do requerente;
*Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
*CPF; 
*Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito, Passaporte e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI no caso de indígenas; Telefone para contato; 

*Pontos de referencia da unidade consumidora 

Pessoa jurídica

*Nome do requerente;
*Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
*Estatuto ou contrato social da empresa;
*Contrato de Sucessão Comercial;
*CNPJ da empresa;
*Inscrição Municipal/Estadual (se houver);
*Ata ou outro documento de designação do representante legal;
*CPF do representante legal;
*Documento oficial de identificação do representante legal;
*Telefone para contato;
*Pontos de referência da Unidade Consumidora.

Fique ligado: a distribuidora pode atender unidades consumidoras em tensão secundaria de distribuição com ligação bifásica ou trifásica, ainda que não apresente carga instalada suficiente para tanto, desde que o interessado se responsabilize pelo pagamento da diferença de preço do medidor, pelos demais matérias e equipamentos de medição a serem instalados e eventuais custos de adaptação da rede. Você pode consultar mais informações no art. 73 da Resolução nº 414/2010 da ANEEL.

Confira abaixo o valor do serviço: 

DIFERENÇA DE MEDIÇÃO
TIPO DE LIGAÇÃO
TENSÃO
LIMITE
VALOR
Monofásico para Bifásico
380/220
Até 08 kW
R$ 147,97
Monofásico para Bifásico
380/220
De 8,1 kW a 15 kW
R$ 92,05
Monofásico para Trifásico
380/220
Até 08 kW
R$ 251,75
Monofásico para Trifásico
380/220
De 8,1 kW a 15 kW
R$ 195,84
Bifásico para Trifásico
380/220
Até 15 kW
R$ 103,78
Bifásico para Trifásico
380/220
De 15,1 kW a 25 kW
R$ 70,24
Monofásico para Bifásico
220/127
Até 5 kW
R$ 147,97
Monofásico para Bifásico
220/127
De 5,1 kW a 10 KW
R$ 92,05
Monofásico para Trifásico
220/127
Até 5 kW
R$ 251,75
Monofásico para Trifásico
220/127
De 5,1 kW a 10 kW
R$ 195,84
Bifásico para Trifásico
220/127
Até 15 kW
R$ 103,78
Bifásico para Trifásico
220/127
De 15,1 kW a 25 kW
R$ 70,24


ATENÇÃO:
As exigências de projeto devem ser estritamente por ordem técnica que venham a impossibilitar a realização da ampliação de carga, a exemplo de: 

*Carga superior a 50kw – conforme estabelecido nas normas de fornecimento BT.
*Não existir espaço suficiente para a instalação da caixa polifásica ou substituição da caixa monofásica pela polifásica.
*Quadro em péssimo estado de conservação, constatado na vistoria, onde todo o quadro deverá ser condenado e um novo quadro deve ser projetado.

Obs.: Se houver necessidade de projeto, o orçamento será informado após elaboração do mesmo.

Qual a melhor data para pagar sua conta de energia? 

A Coelba
tem datas de vencimentos diferentes, para agradar todo mundo e facilitar o pagamento em dia, sem multa e sem juros. 

Confira as orientações:

Condições básicas para solicitar o serviço
• Em intervalo não inferior a 12 meses do pedido inicial.

Informações necessárias ao solicitar o serviço
• Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora.

Valor do serviço
• Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar
• Através do nosso site www.coelba.com.br. Para solicitar agora clique aqui​.
Em caso de mudança de endereço, solicite o encerramento definitivo do contrato da antiga unidade consumidora para evitar futuras cobranças. 

Desligamento Definitivo é o encerramento da relação contratual entre a Coelba e o consumidor. 

Informações necessárias ao solicitar o serviço
• Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
• Leitura atual do medidor para emissão de fatura final;
• Caso o cliente não informe a leitura, a fatura final será estimada;
• Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora;
• CPF;
• RG ou outro documento com foto;
• Certidão de óbito para os casos de falecimento do titular.

Valor do serviço
• Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar
• 
Através do nosso site www.coelba.com.br. Para acessar agora, clique aqui​.
Nós da Coelba temos o compromisso de aprimorar a qualidade do nosso serviço, aliado ao cuidado no atendimento de cada cliente. 

Para melhor atender as suas expectativas, sugira como podemos melhorar o nosso atendimento. Por isso, quando precisar faça sua reclamação, elogio ou sugestão por meio de um dos nossos canais de atendimento:

*Agencia Virtual (Para Reclamação de Consumo​); 
*Teleatendimento;
*Lojas de Atendimento;
*Rede Credenciada.​ 
Escolha o formato que você quer receber a sua conta de luz (por e-mail ou em papel) e o endereço, que pode ser no próprio imóvel ou em outro endereço de sua escolha.

Para cadastrar o recebimento da conta em outro local, o novo endereço tem que ser no Estado da Bahia.

Confira as principais informações necessárias para solicitar o serviço
*Nome completo do responsável pelo recebimento da conta;
*Telefone para contato;
*Número da (as) Conta (as) Contrato que você quer alterar;
*Número da Conta Contrato no qual consta o endereço que deseja receber sua(s) conta(s).
*Endereço completo, inclusive com o CEP, do local de entrega da conta de energia;
*Complemento do endereço da entrega da conta (ex.: empresa, aptº, ponto de referência)

Valor do serviço
Para este serviço o valor cobrado é de R$ 2,19 (dois reais e dezenove centavos). 

Como solicitar
Para solicitar o serviço clique aqui.


Obs.:
 Os deficientes visuais podem solicitar gratuitamente o envio mensal de uma cópia da conta de luz escrita em Braille (clique aqui).

Opte por receber suas próximas contas de luz exclusivamente por e-mail. É prático, rápido, seguro, tem maior privacidade, agilidade e ainda é possível cadastrar mais de um e-mail para o recebimento da conta. Clique aqui e cadastre.  ​ 

Religação é um serviço prestado pela Coelba com o objetivo de restabelecer o fornecimento de energia elétrica à unidade consumidora​.

Condições básicas para solicitar o serviço
• Não existir débito na Conta Contrato;
• Estar com as instalações elétricas de acordo com as normas técnicas.

OBS.: A comprovação da quitação com a Coelba poderá ser feita no momento da religação, através da apresentação dos comprovantes; se no momento da religação não houver ninguém no imóvel, por motivo de segurança, o disjuntor geral do quadro de medição ficará desligado (aberto).

Informações necessárias ao solicitar o serviço
• Nome completo;
• Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;
• Endereço e pontos de referência da Unidade Consumidora.
​Telefone

Como solicitar
Solicite o serviço de religação através do aplicativo pelo Google Play ou Apple Store​ ou acessando nossa Agência Virtual. 

Importante: Quando a solicitação para a religação ocorrer após as 18h ou em dia não útil, o início da contagem dos prazos se dá a partir das 8h da manhã do dia útil subseqüente.

Taxas:

​Monofá​sica: R$ 7,43​​
​Bifásica:  R$ 10,23
​Trifásica: R$ 30,72
​Grupo A: R$ 93,18

Precisa da 2ª via de sua conta de energia ou consultar algum débito em aberto?

É muito simples!  Na Agência Virtual, além da segunda via você pode consultar débitos em aberto sem custo. 

Basta apenas ter em mãos o 
Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora.

Acesse aqui e confira!

Você também encontra esses serviços em nosso aplicativo disponível n
Google Play ou Apple Store. ​
A Declaração Anual de Débitos comprova o pagamento de todos os débitos referentes ao ano anterior (janeiro a dezembro), emitida pela distribuidora, sem custo para o cliente. O documento é impresso na própria fatura até o mês de maio, comprovando que todos os débitos do ano anterior foram quitados.

 

Confira como solicitar a segunda via da Declaração em uma de nossas Lojas de Atendimento: 


Condições básicas para solicitar o serviço
• Não existir débitos na Coelba.


Informações necessárias ao solicitar o serviço
• Nome do responsável;

• Endereço completo;

• Telefone para contato;

• Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora;

• Período inicial e final da Declaração;

• Motivo da Declaração.

 

Valor do serviço

A solicitação da segunda via nas lojas de atendimento gera a cobrança de uma taxa de R$ 2,65 (dois reais e sessenta e cinco centavos) para Grupo B e R$ 5,33 (cinco reais e trinta e três centavos) para Grupo A. 


Obs: Lembramos que o valor cobrado é regulatório.  

 

Para solicitar a segunda via, por meio do nosso site, sem custo, você precisa apenas da conta contrato. Clique aqui para solicitar.

A Via para Pagamento é uma forma rápida de obter sua fatura de forma resumida para pagamento.

Condições básicas para solicitar o serviço
• Não há qualquer condição para solicitar a via para pagamento.

Informações necessárias ao solicitar o serviço
• Número da Conta Contrato da Unidade Consumidora e mês de referência.

Formas e prazos para recebimento da Via para pagamento
• O cliente pode retirar a Via para pagamento de imediato pela Internet.

Valor do Serviço
• Não há cobrança de taxa para este serviço.

Como solicitar
• Por meio do nosso site: www.coelba.com.br. Clique aqui e solicite.

Você também encontra esse serviço em nosso aplicativo pelo Google Play ou Apple Store

Na sua residência existe uma pessoa que depende de equipamentos elétricos indispensáveis à vida?

A Coelba sabe o quanto a energia é essencial, por isso, nós não paramos de pensar em nossos clientes e queremos que você fique sempre muito bem informado.  

Confira abaixo as principais informações: 

O que é esse benefício?

A energia elétrica significa muito mais do que conforto na vida de muitas pessoas. É por isso que a Coelba oferece atendimento especial para clientes de unidade consumidora residencial que utilizam Home Care (Internação domiciliar) com uso de equipamentos elétricos de autonomia limitada, essenciais para a sobrevivência.

Quais as vantagens desse benefício?

*Isenção da cobrança do ICMS, no consumo de energia elétrica, durante o período em que for necessário ser mantido o uso de equipamento elétrico com autonomia limitada destinado à preservação da vida humana na unidade consumidora (Decreto Estadual nº 10.072, de 15/8/2006);

*Notificação diferenciada em caso de suspensão do fornecimento por inadimplemento, conforme prazos e casos previstos na regulamentação vigente, condicionada a entrega, pela distribuidora ao consumidor, de notificação escrita, específica e com entrega comprovada

*Recebimento de um aviso específico, de forma preferencial e obrigatória, informando a previsão de desligamento programado no fornecimento de energia para realização de manutenção ou melhoramento na rede de distribuição (incluindo data e horário de início e de término), com antecedência mínima de 05 (cinco) dias úteis em relação à data da interrupção;

*Prioridade no restabelecimento do fornecimento, quando ocorrer desligamento não programado envolvendo o circuito elétrico que atende à unidade consumidora, uma vez que não se pode assegurar o fornecimento ininterrupto.

Como se cadastrar?

Para ter direito ao atendimento diferenciado, o cliente deverá dirigir-se a uma de nossas Lojas de Atendimento ou Rede Credenciada mais próxima e apresentar os seguintes documentos:

*RG e CPF do titular da conta contrato;

*RG e CPF do beneficiário, quando for o caso;

*Atestado subscrito por profissional médico, constando obrigatoriamente: número do CID, número do CRM e prazo de utilização dos equipamentos.

Observação: Na inexistência do RG, o cliente poderá apresentar outro documento de identificação oficial com foto.

​Será um prazer tê-lo (a) como nosso cliente. Confira abaixo algumas informações úteis e saiba como solicitar a ligação de sua Unidade Consumidora, atendida em baixa tensão.

Para que a energia chegue à sua unidade, você deve providenciar a instalação do Padrão de Entrada​, um conjunto composto de caixa de medição, sistema de aterramento, condutores e outros acessórios indispensáveis para que a ligação elétrica seja realizada conforme as normas técnicas. A correta instalação agiliza o atendimento, evita custos de correção e de taxas extras. 

Clique aqui​ e confira as Normas Técnicas. 

Observação: Para ligação acima de 5 unidades ou com carga superior a 50 kW, será necessário um projeto técnico. Para quadros de medição com mais de duas unidades consumidoras, será necessário o barramento.  

Confira a documentação necessária:

Pessoa Física 
O titular (ou seu representante legal) deverá apresentar: 

*CPF (válido - caso não esteja nulo e/ou cancelado).
*Carteira de Identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido); e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI, no caso de indígenas.

Pessoa Jurídica
CNPJ válido.
Inscrição Municipal e/ou Estadual (se houver).
Estatuto ou contrato social da empresa.
Representante legal: CPF - válido, RG ou, na ausência deste, outro documento oficial de identificação com foto e o Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI, no caso de indígenas.
Ata de reunião assinada por todos os condôminos elegendo o síndico ou outro documento de designação do representante legal. 

Documentação do Representante Legal:
*CPF (válido)
*Carteira de Identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, carteira de Trabalho, carteira de Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido); 

ATENÇÃO: Para efetuar o pedido de ligação o solicitante não pode ter débitos vencidos junto à Coelba referentes a outras unidades.  Após a geração da nota de serviço, os prazos para vistoria são de 3 dias úteis para unidade localizada em área urbana e 5 dias úteis para área rural. Aprovadas as instalações, os prazos para ligação são de 2 dias úteis para área urbana e 5 dias úteis para área rural. Caso haja alguma irregularidade, os prazos de vistoria e ligação serão reiniciados a partir da sinalização da correção. 

Fique atento! Unidades situadas em Área de Proteção Ambiental ou de Patrimônio Histórico precisam de autorizações e orientações específicas. 

Contrate um profissional habilitado (engenheiro, técnico ou eletricista) deverá analisar qual a necessidade do seu imóvel e indicar, se necessário, qual o padrão de entrada (caixa, disjuntor, poste, entre outros materiais) deverá ser escolhido para adequar sua instalação para receber a alteração de carga. Clique aqui e confira as Normas Técnicas. 

Clique aqui e solicite o serviço.
Se você comprou ou alugou um imóvel, solicite a troca de titularidade para o seu nome. Confira abaixo como solicitar: 

Documentação necessária:

Pessoa Física
*CPF (válido – caso não esteja nulo e/ou cancelado);
*Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido); e
*Registro Administrativo de Nascimento Indígena - RANI no caso de indígenas

Pessoa Jurídica
*Estatuto ou contrato social da empresa;
*Contrato de Sucessão Comercial se for o caso;
*CNPJ da empresa (válido);
*Inscrição Municipal/Estadual (se houver);
*Ata ou outro documento de designação do representante legal;
*Documentação do Representante Legal
*CPF (válido – caso não esteja nulo e/ou cancelado);
*Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, *Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito (válido), Passaporte (válido); e
*Registro Administrativo de Nascimento Indígena RANI no caso de indígenas

Fique atento! O serviço poderá ser negado caso o novo titular possua débitos com a distribuidora, mesmo em outros endereços. E em caso de débitos no imóvel em nome do antigo titular, será necessária a apresentação da documentação que comprove posse ou propriedade do imóvel em uma de nossas Lojas de Atendimento ou Rede Credenciada. 

Clique aqui para fazer sua solicitação.​

Você sabe de quem é a responsabilidade pela poda preventiva de árvores? É da Prefeitura Municipal da sua cidade! 

Nós da Coelba realizamos a poda apenas quando os galhos já estão próximos ou em contato com a rede elétrica, para prevenir acidentes e não comprometer a qualidade da energia. ​

Em área particular, esse serviço também pode ser realizado por qualquer profissional devidamente capacitado, que domine técnicas apropriadas normalmente autorizado pela prefeitura. 

A realização inadequada de podas em árvores próximas à rede elétrica pode oferecer risco.

Entre em contato com a Coelba e solicite o desligamento temporário da energia para a execução dessa atividade.