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Perguntas Frequentes



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Qual o prazo para ligação nova e religação?

Ligação nova

02 (dois) dias úteis para unidade consumidora do grupo B, localizada em área urbana; 05 (cinco) dias úteis para unidade consumidora do grupo B, localizada em área rural; 07 (sete) dias úteis para unidade consumidora do grupo A.

Religação Normal

24 horas para unidade consumidora localizada em área urbana; 48 horas para unidade consumidora localizada em área rural.

Religação de Urgência 

04 horas para unidade consumidora localizada em área urbana; 08 horas para unidade consumidora localizada em área rural.
 

O que é necessário para a troca de titularidade?

Condições básicas para solicitar o serviço

1.      O imóvel não pode ter nenhuma espécie de débito (consumo, parcelamento, serviços, irregularidades);

2.      O cliente solicitante não pode ter débito na Coelba;

Informações/documentações necessárias para solicitar o serviço

1.      Leitura atual do medidor (dia da solicitação);

2.      Para pessoa física

a)     Cadastro de Pessoa Física - CPF;

b)     Carteira de identidade ou, na ausência desta, outro documento oficial de identificação com foto: Carteira de Identidade Profissional, Carteira de Trabalho - CTPS, Carteira Nacional de Habilitação de Trânsito e Passaporte;

c)      RANI - apenas para indígena. Este documento substitui o CPF e o documento de identificação oficial com foto.

OBS: Caso o cliente solicitante seja representado por um procurador, o mesmo deverá apresentar a procuração com poderes específicos para tal fim, e seus documentos de RG e CPF.

3.      Para pessoa jurídica

a)     Cópia do estatuto ou contrato social da empresa;

b)     Cópia do CNPJ da empresa;

c)      Cópia da Inscrição Municipal/Estadual (se houver);

d)     Cópia da ata ou outro documento de designação do representante legal;

e)     Cópia do CPF do representante legal;

f)       Cópia do documento oficial de identificação do representante legal.

4.      Qualquer documento que comprove a propriedade ou locação do imóvel:

·      Escritura pública de propriedade do imóvel;

·      Contrato de compra e venda;

·      Contrato de locação;

·      Certidão de averbação do imóvel no cadastro da Prefeitura em nome do adquirente;

·      IPTU ou ITR (para zona rural) em nome do adquirente;

Valor do serviço

Não há cobrança de taxa para este serviço.

Onde solicitar


Quais são os tributos embutidos na tarifa de energia?


ICMS - IMPOSTO SOBRE CIRCULAÇÃO DE MERCADORIAS E PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.

• COFINS : Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, foi criada pela Lei complementar 70/1991 e modificada pela Lei 9.718/98.

• PIS : Programa de Integração Social, foi criado pela Lei complementar 07/1970.

• RGR :Reserva Global de Reversão: Indenizar ativos vinculados à concessão e fomentar a expansão do setor elétrico.

• CCC : Conta de Consumo de Combustíveis: Subsidiar a geração térmica principalmente na região norte (Sistemas Isolados).

• CDE :Conta de Desenvolvimento Energético: Propiciar o desenvolvimento energético a partir das fontes alternativas; promover a universalização do serviço de energia, e subsidiar as tarifas da subclasse residencial Baixa Renda.

Após quantos dias de atraso é suspenso o fornecimento de energia

Para Unidades Consumidoras classificadas nas Subclasses Residencial Baixa Renda, a suspensão no fornecimento deve ocorrer com intervalo mínimo de 30 (trinta) dias entre a data de vencimento da fatura e a data da suspensão de fornecimento. Demais casos a suspensão no fornecimento pode ocorrer a partir do 16º (décimo sexto) dia.

Como fazer o teste no equipamento de medição


Efetue a verificação no equipamento instalado, conforme instrução a seguir. É um teste simples e seguro, porém, qualquer tipo de contato com energia elétrica, por menor que seja sempre incorre em risco de choque elétrico. Faça sempre de forma segura. Use calçados com solado de borracha e as mãos nunca devem estar molhadas. Se possível use luvas isolantes.

• Dirija-se ao padrão de entrada da unidade consumidora (onde fica instalado o medidor) e desligue o disjuntor externo que lá se encontra. Verifique por 15 minutos se o disco do medidor irá girar. Caso o disco que se encontra instalado dentro do medidor continue girando mesmo com o disjuntor desligado, você deverá coletar a leitura registrada no medidor e ligar para o 0800 071 0800 para informar o ocorrido. Nossos atendentes tomarão as devidas providências.

• Ligue novamente o disjuntor externo e apague todas as lâmpadas e desligue os equipamentos elétricos, retirando-os da tomada. Verifique por mais 15 minutos se o disco do medidor gira, mesmo que lentamente. Se o disco continuar girando, significa que há problemas na instalação elétrica interna do imóvel, o que exime a distribuidora de qualquer responsabilidade. Para identificar as possíveis causas, solicite os serviços de um eletricista particular.

Como solicitar 2ª via pelo site?

Clique aqui para abrir o formulário de solicitação de 2ª Via de Conta.
Informações sobre o Seguro Proteção Familiar (AON)
Toda informação sobre o seguro de proteção familiar está disponibilizada aqui.

Informações sobre o Seguro Proteção Familiar (AON)

Toda informação sobre o seguro de proteção familiar está disponibilizada aqui​

Onde obtenho informações sobre o descadastramento definitivo de serviços de terceiros?

As solicitações de descadastramento definitivo dos Serviços de Terceiros cobrados na fatura devem ser feitas conforme abaixo:

• APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais - Tel.: 0800 722 2723;

• LBV - Legião da Boa Vontade - Tel.: 0800.055.5099;

• JTAR - Assinatura de Jornal A Tarde - solicite através do Fale Conosco;

• PCRI - Pastoral da Criança - solicite através do Fale Conosco;

• SEGC / AON - Seguro em Conta / Proteção Familiar / Proteção Básica - Tel.: 0800 707 1104 - segunda a sexta das 8h:00 às 20h:00.

Qual a distância máxima entre o poste (Ramal de Ligação) e a rede?


O ramal de ligação deve ter o vão livre entre o poste da rede secundária e o ponto de fixação na propriedade do consumidor de, no máximo, 30 m.

O que pode ocorrer quando o consumidor paga a conta de energia com atraso?

Quando o consumidor atrasa o pagamento da sua conta de luz, a concessionária de energia realiza a cobrança de multa por atraso de pagamento de 2% sobre o Importe Total e de juros mora de 1% ao mês, conforme previsto na Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL. Ocorrendo vencimentos em sábados, domingos e feriados, o pagamento poderá ser efetuado no primeiro dia útil subseqüente sem incidência de multa e juros.

Para que o consumidor realize o pagamento em dia, a COELBA entrega a fatura na unidade consumidora com um prazo mínimo de 5 dias para o seu vencimento. Se solicitado pelo titular da unidade consumidora, a fatura pode ser entregue em outro endereço, sendo cobrado o valor equivalente às despesas postais adicionais.

Caso o pagamento da fatura não seja realizado até a data do vencimento a COELBA realiza algumas ações de cobrança alertando o consumidor sobre o débito e a possibilidade da suspensão do fornecimento da unidade consumidora. Entre elas destacamos as seguintes:

  •          SMS: mensagem de texto enviada para o celular do cliente informando o número da conta contrato e o débito vencido e a possibilidade da suspensão de fornecimento.

  •         URA (Unidade de Resposta Audível): ligação automática personalizada realizada para o telefone do cliente informando o número da conta contrato e o débito vencido.

  •         Negativação: inserção do CPF ou CNPJ do consumidor em bases de dados de órgãos de restrição de crédito, impedindo a aquisição de mercadorias, produtos, serviços e ou empréstimos em estabelecimentos conveniados ao sistema. O cliente recebe uma notificação do órgão de restrição de crédito (SPC / SERASA / BOA VISTA) e posteriormente, caso o pagamento não seja efetuado, o CPF/CNPJ é negativado.

  •          ​Reaviso: notificação escrita enviada ao consumidor, que precede a execução da suspensão do fornecimento de energia elétrica. A Coelba envia esta notificação na fatura subseqüente para os clientes do grupo B (clientes de Baixa Tensão, ou seja residenciais e pequenos comércios).

Suspensão do Fornecimento (Corte): suspensão do fornecimento de energia elétrica da unidade consumidora pela falta do pagamento da fatura, desde que o consumidor seja notificado com antecedência mínima de 15 dias, conforme Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL.

 

·         Assessorias de Cobrança: empresas terceirizadas que realizam a cobrança, em nome da COELBA, através de carta, URA, SMS, e-mail e telefone aos clientes que estão com faturas pendentes de pagamento.

Pagando a conta em dia, o consumidor evita a cobrança de multa, juros, negativação, suspensão do fornecimento de energia e demais cobranças através de mensagens, ligações e notificações.

O que é suspensão indevida?

De acordo a Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL, a suspensão de fornecimento ou corte é considerado indevido quando o pagamento da fatura tiver sido realizado até a data limite prevista na notificação para suspensão do fornecimento.

Nesta situação a religação deve ser efetuada com urgência e sem ônus para o consumidor em até 4 horas da constatação, independente do momento em que esta ocorra.​

O que é Declaração de Quitação Anual

É uma declaração emitida pela COELBA, sem ônus para o consumidor, que compreende os meses de janeiro a dezembro de cada ano. O consumidor que tiver quitado todos os débitos do ano em referência deve recebê-la impressa na própria fatura até o mês de maio do ano subseqüente.

O que é Corte sem Abordagem?

Conforme Resolução Normativa nº 414/2010 da ANEEL - Art. 172 a Suspensão do Fornecimento de energia elétrica da unidade consumidora ocorre pela falta do pagamento da fatura, desde que o consumidor seja notificado com antecedência mínima de 15 dias e  esta suspensão poderá ser realizada sem a abordagem ao  cliente.
 
1.    O Corte de energia por falta de pagamento pode ser realizado sem Abordagem?  
        A concessionária pode realizar o corte à unidade consumidora sem  a necessidade de  abordagem ao cliente, ou seja, sem que  o cliente  seja “chamado”  para comprovação do pagamento.  Visto que  a comunicação da suspensão de fornecimento ocorreu há mais de 15 dias, conforme Normativa  nº 414/2010 da ANEEL -  Art. 172.
 
2.    Posso realizar uma reclamação por não ter sido abordado no momento da suspensão?
        Com base no art.173 da Res. 414/2010, a Coelba não é obrigada a abordar o cliente no momento da execução do serviço, desta maneira não cabe reclamação por parte do cliente para  esses  casos.
 
3.    Caso o cliente aborde a equipe antes da execução do serviço, o que  pode ser feito?
        Se a turma for abordada antes da execução do desligamento e o cliente apresentar as fatura(s) paga (s), o desligamento não será realizado.