Quem Somos

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) é uma empresa do grupo Neoenergia que distribui energia elétrica a 5,8 milhões de unidades consumidoras, atendendo a 15,3 milhões de pessoas. É a terceira maior distribuidora de energia elétrica do país em número de clientes e a sexta em volume de energia distribuída, de acordo com o ranking da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). No Norte e Nordeste, é a distribuidora líder em volume de energia e clientes. 

Sua área de concessão é de 563 mil quilômetros quadrados e abrange 415 dos 417 municípios baianos e as cidades de Delmiro Gouveia, em Alagoas, e Dianápolis, no Tocantins. Dos seus clientes, 88% são residenciais. Na área de concessão da Coelba está em andamento o maior programa de universalização da energia elétrica do país, o Luz para Todos, desenvolvido pelo Governo Federal e executado pelas distribuidoras.

A energia da Coelba passa por 337 subestações e mais de 7 milhões transformadores e chega ao consumidor através de 277 mil quilômetros de linhas de distribuição. Para isso, a empresa conta com o trabalho de 12,7 mil colaboradores próprios e terceirizados.

Sediada em Salvador, a Coelba foi constituída em 1959, como uma sociedade de economia mista, controlada pelo estado da Bahia. Em 1997, foi privatizada – tendo sido adquirida pelo consórcio liderado pela Neoenergia. Iberdrola e Previ também eram acionistas. Em 2015, as ações da Iberdrola foram passada à Neoenergia. 
Desde que foi criada, a Coelba mantém seu compromisso primordial de fornecer energia com segurança para o crescimento do estado da Bahia. Age consciente de que seu crescimento está atrelado ao desenvolvimento do estado da Bahia e de toda a sociedade. Alinhada com os objetivos da Neoenergia, a empresa adota um modelo de gestão socialmente responsável em todas as suas atividades, visando à criação de valor para o negócio e à contribuição para uma sociedade sustentável.