O Grupo Neoenergia

Maior grupo do setor elétrico do Brasil e da América Latina em número de clientes, a Neoenergia tem 13,4 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas quatro distribuidoras – Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS) – e é uma empresa do grupo espanhol Iberdrola. Presente em 12 estados brasileiros, o grupo atua em Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de energia. Sua área de concessão na Distribuição chega a 836 mil quilômetros quadrados – equivalente à soma das áreas de Espanha, Itália e Bélgica – e cobre 998 cidades, onde vivem cerca de 34 milhões de pessoas. Na área de Geração, entre ativos em operação ou em construção, tem capacidade instalada de 4.079 megawatts (MW).  

Com forte atuação no segmento de fontes renováveis, a Neoenergia possui 17 parques eólicos e inaugurou em 2015 a sua segunda usina solar em Fernando de Noronha (PE). A fonte solar é responsável por 10% do consumo energético da ilha, onde a Neoenergia desenvolve outras ações de Eficiência Energética e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), como as redes inteligentes (smart grid).

É o 36º maior grupo empresarial do Brasil, de acordo com o anuário Melhores e Maiores 2017 da revista Exame, e pelo segundo ano consecutivo uma das melhores empresas do país para começar a carreira, segundo o Guia Você S.A.

O grupo foi criado em 1997, com a compra das distribuidoras Coelba e Cosern. É uma sociedade composta por ações de capital aberto, não listada em Bolsa de Valores. Seus acionistas são Iberdrola (52,45%), Previ (38,21%) e Banco do Brasil (9,35%).