O Grupo Neoenergia

Maior grupo do setor elétrico do Brasil e da América Latina em número de clientes, a Neoenergia tem 13,4 milhões de unidades consumidoras atendidas por suas quatro distribuidoras: Coelba (BA), Celpe (PE), Cosern (RN) e Elektro (SP/MS). Sua área de concessão na Distribuição chega a 836 mil quilômetros quadrados – equivalente à soma das áreas de Espanha, Itália e Bélgica – e cobre 998 cidades, onde vivem cerca de 34 milhões de pessoas. Presente em 12 estados brasileiros, o grupo atua em Geração, Transmissão, Distribuição e Comercialização de energia. Na área de Geração, entre ativos em operação ou em construção, tem capacidade instalada de 4.070 megawatts (MW).  

Com forte atuação no segmento de fontes renováveis, a Neoenergia possui 16 parques eólicos e inaugurou em 2015 a sua segunda usina solar em Fernando de Noronha (PE). A fonte solar é responsável por 10% do consumo energético da ilha, onde a Neoenergia desenvolve outras ações de Eficiência Energética e Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), como as redes inteligentes (smart grid).

É o 36º maior grupo empresarial do Brasil, de acordo com o anuário Melhores e Maiores 2017 da revista Exame, e uma das dez melhores empresas do país para começar a carreira, segundo o Guia Você S.A. de junho de 2016.

O grupo foi criado em 1997, com a compra das distribuidoras Coelba e Cosern. É uma sociedade composta por ações de capital aberto, não listada em Bolsa de Valores. Seus acionistas são Iberdrola (52,45%), Previ (38,21%) e Banco do Brasil (9,35%).​​​