Ética e Integridade

Acreditamos que uma sociedade sustentável so constrói quando há confiança, integridade e respeito às leis. Como preconiza o G​rupo Neoenergia para suas empresas, a Coelba busca incessantemente pautar sua conduta e a de seus colaboradores por princípios éticos e pela conformidade com a legislação brasileira. E trabalha para que seus fornecedores de bens e serviços também adotem esta atitude. Para atingir este propósito, foi implantado um programa de integridade aderente à legislação anticorrupção brasileira, coordenado pela Superintendência de Compliance do Grupo. A área, além de responsável pelo planejamento, concepção, execução, manutenção e avaliação do programa, elabora e revisa os códigos de conduta, as políticas de compliance e seus procedimentos relacionados e trabalha na identificação, avaliação e mitigação de riscos de não conformidade. Assim procura garantir a aderência das empresas do Grupo Neoenergia aos princípios da legalidade e de combate à corrupção.  Também há comitês de ética responsáveis pela disseminação de uma cultura ética por toda a organização, apoiando a Superintendência de Compliance em suas atribuições.  Conheça as principais ações do Grupo para promoção da ética e da integridade:  ​ ​​​​​​​​​​​​​

CÓDIGO DE ÉTICA​
Documento que norteia as condutas pessoais e profissionais de nossos acionistas, executivos e colaboradores e também disciplina nossas relações com a sociedade. Trata de assuntos como:​

          • ​               • O que se espera dos executivos e colaboradores quanto à ética e integridade; 
          • ​               ​• A relação da Neoenergia com os diversos segmentos da sociedade;
          • ​               ​• Sustentabilidade ambiental;
          • ​               ​• A Neoenergia e o combate à corrupção;
          • ​               ​• Segurança, saúde e ​qualidade de vida no trabalho;
          • ​               ​• Conflito de interesses;
          • ​               ​• Presentes e brindes;
            • ​               ​• Comitês de ética.


CÓDIGO DE CONDUTA ÉTICA PARA FORNECEDORES
Neste documento,  compartilhamos com nossos parceiros de negócio nossa visão e compromissos com a ética e a integridade empresarial e explicitamos que esperamos deles a mesma conformidade com a lei e com as melhores práticas de transparência e ética.​


CANAL DE DENÚNCIAS
Canal seguro e confidencial para todos os colaboradores e público externo, reservado ao relato de condutas contrárias ao código de ética e à lei.  Se você tomar conhecimento de qualquer ato que não esteja de acordo com o código de ética, com a lei ou com as políticas de integridade do Grupo Neoenergia, denuncie através do Canal Ético, por telefone, email ou pelo site. O canal é gerido com independência pela empresa especializada Deloitte. O anonimato do denunciante e a confidencialidade das informações são garantidos.​

Telefone: 0800 721 1490
E-mail: canaleticoneoenergia@deloitte.com

COMITÊS DE ÉTICA
Os Comitês de Ética do Grupo Neoenergia foram criados para divulgar o Código de Ética e zelar para que seus valores e princípios sejam cumpridos. Isso inclui o esclarecimento de dúvidas, a correta interpretação dos seus dispositivos, a apuração e o acompanhamento dos casos de violação das normas éticas. Os comitês são compostos por colaboradores nomeados pela Superintendência de Compliance, com a aprovação do Conselho de Administração, através de um Comitê de Auditoria.​

POLÍTICA ANTICORRUPÇÃO

​O documento expressa o forte engajamento das empresas do Grupo Neoenergia no combate a quaisquer práticas corruptas e desonestas, como fraude, suborno, favorecimento, trafico de influência, extorsão e propina. Seja isso nas nossas relações internas ou nas nossas relações com fornecedores, parceiros ou agentes públicos.
 
 
POLÍTICA PARA BRINDES
Conjunto de definições e práticas que devem ser adotadas para ampliar a transparência e evitar o conflito de interesses e a prática de favorecimento na entrega e recebimento de brindes, presentes, vantagens e cortesias.​

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