Eficiência Energética

Eficiência energética é o uso racional da energia gerada. É promovida através de ações diversificadas, todas com o objetivo de reduzir o desperdício – que é a diferença entre a quantidade de energia produzida e a que realmente é usada e necessária numa dada atividade. 

As perdas podem ocorrer em várias etapas do processo entre a geração e o consumo e vão de questões físicas ainda inevitáveis ao simples mau uso da energia. Por exemplo: uma lâmpada converte em luz apenas uma parte da energia elétrica que chega a ela. O restante é convertido em calor. Isso sempre acontece. As lâmpadas que produzem menos calor em relação à luz que fornecem são lâmpadas mais eficientes. Usá-las e promover seu uso são medidas de eficiência energética. Por outro lado, por mais eficiente que seja uma lâmpada, deixa-la acesa num cômodo vazio é mau aproveitamento – um caso de desperdício bem fácil de evitar. 

A Coelba é comprometida com o controle e a redução do gasto de energia na obtenção  do melhor desempenho de seus serviços. Por lei, deve aplicar anualmente no mínimo 0,5% de sua receita operacional líquida em ações de eficiência energética. E o faz de maneira exemplar. A qualidade, a criatividade e a abrangência de seus projetos são reconhecidas pelo mercado e a sociedade. 

A empresa atua na modernização de equipamentos e processos internos e em programas voltados para o consumo consciente, como as trocas de lâmpadas incandescente por lâmpadas de LED e de geladeiras antigas por modelos que consomem menos. Há outras maneiras. Muita energia é usada para produção de certos itens, como papel, alumínio, vidro e aço. Ações de reuso e reciclagem economizam energia, e por isso a Coelba as promove, convertendo reciclagem em descontos na conta de luz.

Através da promoção do uso racional da energia, a Coelba aumenta a eficiência de seu negócio, enquanto contribui para a economia, o meio ambiente e a sociedade.