Eficiência Energética


Eficiência Energética é a obtenção de um serviço com o menor dispêndio de energia elétrica. Conforme determina a legislação específica, em particular a Lei nº 9.991, de 24 de julho de 2000, as empresas concessionárias de distribuição de energia elétrica devem aplicar um percentual mínimo da receita operacional líquida (ROL) em Programas de Eficiência Energética (PEE), segundo regulamentos da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL.  

 

As distribuidoras do Grupo Neoenergia aplicam anualmente 0,4% de suas receitas operacionais líquidas (ROL) nas ações que promovem o estímulo ao desenvolvimento e consolidação de novas tecnologias que economizam energia elétrica e mudanças de hábitos para o consumo consciente

 

O consumo consciente, eficiente e seguro de energia elétrica é promovido entre todas as classes consumidoras. Mas os consumidores de baixa renda, como sugere a regulação, são os mais beneficiados, através dos projetos de substituição de lâmpadas incandescentes e fluorescentes por LED e sensibilizações com informações sobre os benefícios da mudança de hábitos no uso da energia. Ações de educação complementam o programa, com a capacitação de professores e alunos para o tema de combate ao desperdício de eletricidade e eficiência energética.

 

Os consumidores também são estimulados à praticarem a reciclagem, com programas como o Vale Luz, que concede descontos nas faturas de energia em troca de resíduos recicláveis direcionados para cooperativas/indústrias que realizam o reprocessamento do resíduos em conformidade com a legislação ambiental vigente.  Além disso, as empresas atuam na modernização de equipamentos e melhoria de processos dos seus consumidores, promovendo a eficiência energética.

 

Outra iniciativa importante compreende a implantação das usinas de geração de energia solar fotovoltaica como as que operam em Fernando de Noronha, Estádio de Pituaçu, na Arena Pernambuco. Atualmente, as duas usinas solares de Fernando de Noronha atendem a 8% da demanda de eletricidade da ilha e evitam o consumo de 375 mil litros de óleo diesel por ano. O Programa de Eficiência Eenergética das distribuidoras da Neoenergia também já contemplou diversas escolas e hospitais com essa tecnologia de geração distribuída.

 

As distribuidoras de energia elétrica (como Coelba, Celpe, Cosern e Elektro) devem aplicar 50% dos recursos do PEE nas duas maiores classes de consumo na sua área de concessão, conforme legislação em vigor. 

Com a promoção do uso eficiente da energia, o Grupo Neoenergia aumenta a eficiência de sua instituição, e contribui para a economia e a preservação do meio ambiente.​​

​​​​​​​​​

Para promover a eficiência energética em sua área de atuação, o Grupo Neoenergia investe em projetos por meio de suas distribuidoras na Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte,  São Paulo e Mato Grosso do Sul. 

Desde 2008, já foram investidos cerca de R$ 700 milhões em mais de 300 projetos de eficiência energética, sendo R$ 493 milhões em iniciativas voltadas para a população de baixa renda.

 

Para conhecer nossos projetos, clique aqui​. ​​​​​​​​​​​​​​

 

O Grupo Neoenergia promove a participação da sociedade, em seu programa de eficiência energética, por meio de Audiências Públicas realizadas no mês de março de cada ano através de suas distribuidoras (Coelba, Celpe, Cosern e Elektro), apresentando e discutindo seus resultados e projetos, assim como solicitando sugestões. Outra maneira para participar são as Chamadas Públicas de Projetos, que acontecem anualmente com o objetivo de identificar consumidores interessados em apresentar propostas de projetos para realizar ações de eficiência energética em suas unidades consumidoras. As Chamadas Públicas de Projetos tornam o processo de seleção das ações do PEE ainda mais transparente e democrático.

 
A promoção de Audiências Públicas e Chamadas Públicas de Projetos são obrigações previstas na regulamentação da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).​


• Clique 
aqui e veja como participar dos Programas de Eficiência Energética da Coelba.

• Clique aqui ​e veja como participar dos Programas de Eficiência Energética da Celpe.​

• Clique aqui​ e veja com​o p​articipar dos Programas de Eficiência Energética da Cosern.

• Clique aqui​ e veja como participar dos Programas de Eficiência Energética da Elektro.​​​

Para dar visibilidade às ações desenvolvidas pelo Grupo Neoenergia,  a área de Eficiência Energética, publica, a cada trimestre, revista com informações sobre o universo da energia e como utilizá-la de maneira eficiente, econômica e sustentável​. 

Os projetos citados nas publicações fazem parte dos Programas de Eficiência Energética das empresas do Grupo Neoenergia, regulados pela Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL. As ​​iniciativas visam difundir o uso eficiente de energia, bem como as diversas tecnologias que podem contribuir para melhoria dos serviços prestados às comunidades.​

Clique aqui​ e conheça nossas publicações.